Notivisa registra problemas em produtos e serviços de saúde no País

Anvisa também recomenda que sejam relatados casos com problemas relacionados a testes de Covid-19

O Sistema de Notificações de Vigilância Sanitária (Notivisa) é um sistema desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que registra notificações de incidentes, eventos adversos e queixas técnicas relacionadas ao uso de produtos e de serviços de saúde.

Entre os casos registrados pelo Notivisa, podem estar falhas durante procedimento cirúrgico, problemas em equipamentos de saúde, reações adversas e inefetividade de medicamentos e erros de medicação (ainda que não exista nenhum dano comprovado). A Anvisa também recomenda que sejam relatados casos com problemas relacionados a testes de Covid-19.

As notificações recebidas são importantes para a retirada de produtos, inspeção de empresas, publicação de alertas, revalidação de produtos e, de forma geral, para a redução de riscos relacionados a medicamentos, equipamentos médicos e procedimentos cirúrgicos.

Além disso, os dados também são importantes para manter uma relação de transparência entre os consumidores e o setor de saúde. A Anvisa disponibiliza as informações registradas em relatórios anuais, categorizados por estado, com informações sobre número de acidentes, causas e dados como a idade e o sexo das vítimas.

Acidentes relacionados ao consumo de produtos e serviços de saúde no último ano

Entre julho de 2019 e junho de 2020, foram registradas mais de 30 mil notificações no site da Anvisa. Destes, a maior parte (38,6%) aconteceram na Região Sudeste e dizem respeito a falhas durante a assistência à saúde.