5 Dicas e cuidados para os pés

Ponto de sustentação do nosso corpo, frequentemente são esquecidos na hora dos cuidados diários

Cuidar dos pés demonstra preocupação com a saúde e o bem-estar geral e, para que fiquem saudáveis e bonitos, precisam de atenção e cuidados especiais. Conheça algumas dicas para melhorar os cuidados com os pés e se sentir mais confortável.

Faça uma lavagem caprichada
Esfregue bem os pés com o auxílio de uma esponja natural, dando atenção especial à limpeza das unhas. Se a região ficar úmida durante o dia, fundos podem proliferar, causando micoses e mau odor. Assim, é importante secar bem os pés após o banho, principalmente as unhas e entre os dedos.

Esfolie e hidrate
A pele da sola dos pés é mais grossa e resistente que a de outras áreas do nosso corpo e, por esse motivo, surgem calosidades e rachaduras. Para retirar o excesso de células mortas, é necessário esfoliar a região dos calcanhares e, depois, hidratar. Esse processo deve ser feito com produtos específicos e com um intervalo máximo de 15 dias. A hidratação é essencial para evitar o ressecamento, a descamação, o engrossamento da pele e até mesmo rachaduras e machucados. Além disso, pés ressecados favorecem o aparecimento de doenças. Para hidratar a região, utilize cremes emolientes à base de ureia ou manteiga de karité.

Fique atento à escolha do calçado
A escolha do calçado é igualmente importante no cuidado com os pés. Poucas coisas machucam tanto quanto um sapato apertado! Os pés se enchem de bolhas e machucados, o que acaba com o humor de qualquer pessoa, não é mesmo? Na loja, experimente o par e ande um pouco. Confira se os sapatos novos são confortáveis e se vão ajustar-se bem aos seus pés. É importante que o calçado tenha ventilação, para evitar micoses e bactérias.

Abuse dos cuidados especiais para relaxar pés cansados
Se você teve um dia difícil ou cansativo e deseja relaxar, pode começar pelo cuidado com os pés! Para preparar um escalda-pés, adicione a uma bacia: sal grosso, lavanda, hortelã e pedrinhas ou bolinhas de vidro. Em seguida, coloque água morna e essência de hortelã. As propriedades calmantes da hortelã vão deixar sua musculatura relaxada. Pressione os pés no fundo da bacia, fazendo movimentos circulares e de vai e vem. Depois do escalda-pés, é interessante utilizar um hidratante ou óleo de massagem. O importante da automassagem é sentir toda a mão tocando no pé, sem se preocupar com movimentos rebuscados. Nossos pés são o reflexo do corpo todo e, por isso, relaxar os pés significa retirar toda a tensão corporal!

Fonte: Assessoria de Imprensa

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