Levantamento feito pela Serasa Experian aponta que 9,4 milhões de jovens (de 18 a 25 anos) estão com dívidas atrasadas no país. Essa parcela representa 15,7% dos mais de 60 milhões de pessoas que estão inadimplentes.
O principal motivo apontado é o aumento do desemprego neste grupo, que ficou em 24,1% no primeiro trimestre, representando alta de 6,5 pontos percentuais na desocupação em relação ao mesmo período do ano passado. A alta dos juros e a falta de experiência em lidar com o crédito também entram nos motivos que apontam para o crescimento da inadimplência, dizem os economistas da Serasa, em nota divulgada à imprensa.
Outros grupos
A faixa dos 41 aos 50 anos ainda representa a maior fatia entre os endividados, com 19,1%, mesma proporção apresentada em dezembro. Entre os grupos que aumentaram a participação no ranking de endividamento estão os mais experientes: pessoas entre 51 e 60 anos passaram de 12,7% para 12,8% dos inadimplentes e aqueles com mais de 61 anos representam hoje 12,5% dos “negativados”, ante 12,4% apontados num estudo anterior
Fonte: Estadão Conteúdo