Comemore o Dia da Pizza preparando a sua!

A delícia italiana pode ter sabor para todos os gostos

Quando se fala em pizza, você é mais clássico, molho de tomate e queijo? Ou você é mais moderno e gosta de fazer várias combinações? Independentemente da opção que você escolheu, esse texto é para quem gosta de pizza. Hoje, 10 de julho, é comemorado o Dia da Pizza no Brasil desde 1985, quando o então secretário de cultura ficou animado com um concurso de pizza realizado em São Paulo e instituiu a data. 

Já virou tradição, muitas pessoas e estabelecimentos celebram a data. Você pode juntar a família e os amigos e fazer um programa diferente, preparar a sua pode ser mais fácil do que você imagina. 

Massa

O primeiro passo é a produção da massa, é ela que sustenta a pizza e faz toda a diferença na hora de comer. Neste caso, tem uma receita simples e rápida que é realizada no liquidificador.

Anote, você vai precisar de: 1 xícara (chá) de leite, 1 ovo, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de margarina, 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sobremesa) de fermento em pó. Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar tudo homogêneo, depois é só despejar em uma assadeira de pizza untada com margarina e assar durante 20 minutos.

Recheios

Se você respondeu que é mais clássico, pode preparar um recheio que os italianos mais gostam, a famosa Marguerita. Quando tirar a massa do forno, coloque o molho de tomate, pode ser industrializado ou caseiro, vai da sua preferência. Depois adicione o queijo, o tomate e o manjericão, deixe mais um tempo no forno para derreter o queijo. Sua pizza estará pronta para comemorar. 

Agora se você prefere uma pizza mais “abrasileirada” temos as opções salgadas e doces. Um exemplo de salgada é a pizza mineira, ela leva linguiça de porco, queijo minas, ovo cozido e molho de tomate. Assim como a clássica, é só distribuir os ingredientes e levar ao forno para derreter o queijo. 

Entre as opções doce, tem a pizza de rapadura, doce típico do Brasil. Neste caso é só ralar a rapadura e adicionar fatias de queijo coalho em cima da massa e levar ao forno. 

De muito tempo

Historiadores consideram que a pizza que conhecemos hoje em dia, principalmente redonda, surgiu em Nápoles, na Itália, por volta do século XVIII, porém, já haviam registros de uma massa em forma de disco assada há 6 mil anos, os fenícios já utilizavam recheio de carne e cebola, depois os turcos copiaram a ideia, até que chegou à Nápoles, que aperfeiçoou com a adição do queijo e molho de tomate. Após a Segunda Guerra Mundial, os norte-americanos foram os responsáveis por popularizar o prato típico até chegar às variações que temos hoje. 

As combinações de recheios são infinitas e agradam todos os públicos. E você, qual sua pizza preferida? E qual o sabor mais diferente que você já provou? Conte pra gente nos comentários. 

Tags: alimentação economia pizza

Veja mais