Crédito ou débito, qual escolher?

Na hora de pagar uma conta às vezes surge a dúvida: débito ou crédito?

Na hora de pagar uma conta às vezes surge a dúvida: débito ou crédito?

Hoje em dia, com a tecnologia avançada, muita gente é adepta apenas ao uso do cartão, seja ele de crédito ou débito. Desde a loja no shopping, até a banca da feira de hortaliças, a maioria do comércio já tem uma maquininha de cartão.

Mas qual é a diferença entre crédito e débito? Confira aqui:

Crédito

Débito

Usa o sistema “compre já, pague depois”. Você faz a compra, leva o produto e paga somente depois, quando a fatura (conta) chegar.

Usa o sistema “compre já, pague já”. Você compra e o dinheiro é descontado da sua conta na mesma hora, como funciona com o dinheiro.

Você consegue dividir as compras. Dependendo do estabelecimento pode ser com ou sem juros e em diversas vezes.

Todo pagamento é à vista, não é possível parcelar.

É possível fazer o pedido no seu próprio banco, em uma loja ou por telefone ou pela internet, com uma emissora de cartões. Não precisa necessariamente ter uma conta bancária.

É disponibilizado por um banco, seja ele digital ou convencional, mediante você possuir uma conta corrente.

Funciona como um empréstimo que você paga quando a fatura chega.

É somente uma maneira de gastar o dinheiro que você já tem, sem precisar sacá-lo.

O limite é pré-definido pela empresa que libera o cartão, conforme você paga as faturas, o limite é liberado.

O limite é o seu dinheiro disponível na conta, quando acaba o dinheiro e você passa o cartão, ele consome o cheque especial, que é reposto quando entra dinheiro na conta de novo.

É claro que vai da decisão de cada um qual cartão escolher no dia a dia, contudo, os economistas têm algumas recomendações e benefícios de cada um deles.

Crédito:

  1. Compras maiores: geralmente as pessoas preferem parcelar valores grandes, o que fica facilitado com o cartão de crédito.
  2. Compras internacionais: vai sair do país? O cartão de crédito pode ser uma opção segura para fazer compras, só verifique antes se o seu cartão tem essa função.
  3. Programa de pontos: um benefício do cartão de crédito é o programa de pontos, conforme você vai comprando, vai acumulando pontos que podem ser trocados por passagens aéreas, eletrodomésticos e muito mais.

Débito:

  1. Compras do dia a dia: o lanche na padaria, a blusa na loja de departamento, esses gastos diários podem ser feitos com o débito, assim você tem um maior controle, pois conta com o dinheiro que você já tem.
  2. Descontos: muitos estabelecimentos dão descontos para pagamentos no débito, pode ser uma boa opção de economizar.
  3. Maior controle: o pagamento no débito assegura que você gaste apenas o que você tem, evitando grandes dívidas.

Seja no crédito ou no débito, um cuidado deve ser tomado: não gastar demais. É preciso ter cautela e não perder o controle.

Tags: cartãodecrédito finanças investimentos

Veja mais