Dores na coluna? Fique de olho nos seus hábitos

Pessoas que passam muito tempo sentadas de forma incorreta podem “viciar” sua postura, explica o cirurgião Bruno Côrtes

Você tem o costume de prestar atenção se está sentado de maneira correta no carro, trabalho ou no sofá da sala? Pode parecer irrelevante, porém, a má postura constante pode acarretar sérios problemas de coluna. Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde mostram que 27 milhões de brasileiros adultos sofrem alguma doença na coluna. Entre estes, as dores na lombar são as mais frequentes.

Bruno Côrtes, presidente da Sociedade Brasileira de Coluna – Regional RJ, dá algumas dicas para manter uma postura correta. “A pessoa que passa muito tempo sentada deverá levantar-se em tempos regulares e se alongar. Também deve observar se seu tronco está ereto e não encurvado. O ideal é ter o hábito de estar sempre atento, a postura tende a piorar quando o cansaço chega”, revela.

Para casos de dores nas costas e problemas de coluna, também existe a possibilidade de tratamento via máquinas de tração. O doutor revela que, banco do carro ou cadeira, por exemplo, são alguns dos maus hábitos praticados pelas pessoas no dia a dia e ressalta que o tronco precisa ficar na curvatura de 90 graus ao sentar-se nesses lugares. O médico completa afirmando que sentar-se de forma incorreta pode “viciar” a postura. A coluna tende a se acostumar, mesmo que seja de forma errada.

Dicas para evitar dores nas costas:

- pratique exercícios físicos regularmente;
- faça alongamentos mais de uma vez ao dia;
- posicione os ombros levemente para trás;
- evite cruzar as pernas;
- fuja de bolsas e mochilas muito pesadas; e
- mulheres devem evitar saltos muito altos.

Tags: Bruno Côrtes qualidade de vida saúde

Veja mais