Entenda os sinais que seu corpo manda quando não está saudável

Sintomas podem ser bastante incômodos no dia a dia

Estresse, sedentarismo, má alimentação, falta de água… esses hábitos do cotidiano fazem um grande mal à saúde. Contudo, o corpo responde em forma de sintomas e mau funcionamento. Muitas vezes ignoramos estes sinais, contudo, eles podem indicar a carência de alguma vitamina, excesso de gordura nos órgãos ou até mesmo a evolução de algumas doenças.

Descubra agora se o seu corpo está pedindo socorro por meio de alguns sintomas e dicas simples de como melhorar a sua saúde:

1 - Prisão de ventre: o problema acomete muita gente, quase 30% dos brasileiros. Essa complicação é um reflexo de má alimentação, neste caso, o recomendável é aumentar a ingestão de fibras, frutas, verduras e legumes. Além disso, a água é uma grande aliada neste processo, aumente também o consumo.

2 - Resfriados frequentes: se você fica resfriado várias vezes ao ano, é um sinal de alerta, sua imunidade pode estar baixa e dar abertura para outras doenças. A solução aqui está na boa alimentação e na distribuição do estresse, coma mais alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, como laranja e acerola e vegetais verdes-escuros, como couve e agrião. Os ricos em zinco, selênio e magnésio também auxiliam bastante, como castanhas.

3 - Cansaço excessivo: sabe quando você chega em casa e não tem ânimo para nada? Pode ser falta da vitamina B12, os alimentos de origem animal como carne vermelha ou branca, ovo, leite e derivados podem ser uma solução. Conte também com os exercícios físicos que aumentam o nível de endorfina e a sensação de bem-estar.

4 - Acne: não é só na adolescência que as acnes aparecem, ela pode ser um sintoma de falta de vitamina A. Os alimentos vermelhos e laranjas têm bastante deste nutriente, cenoura, laranja e beterraba, por exemplo. Eles podem ajudar no desaparecimento das espinhas e melhoria da qualidade da pele.

5 - Excesso de suor: alguns excessos podem aumentar a produção de suor, como álcool, café e comidas picantes. Por isso, o ideal é aumentar o consumo de frutas, verduras e água e evitar muitos alimentos industrializados.

6 - Cabelos quebradiços: se o seu cabelo fica por todo canto que você passa, você pode ter falta ou excesso de proteínas. Além disso, assim como no caso dos resfriados, o nível de vitamina C pode estar baixo. O zinco é outro mineral importante que a falta influencia na qualidade dos cabelos, ele está presente em sementes de girassol ou abóbora. 

É importante destacar que estes sinais também podem estar relacionados à doenças específicas. Neste caso, se os sintomas estiverem muito intensos, o mais recomendável é procurar um médico, realizar exames e descobrir se existe alguma carência de nutrientes. 

Profissionais especializados, como nutricionistas e endocrinologistas podem te ajudar ainda mais a se manter saudável e ter uma vida com muito mais qualidade. Não se esqueça também da soma de boa alimentação, exercícios e ingestão de água, essa é a fórmula para um bom envelhecimento. 

Tags: qualidadedevida saúde

Veja mais