Erros mais comuns no planejamento da aposentadoria

Veja se você não está cometendo algum deles e corrija enquanto é tempo!

Que o planejamento para aposentadoria é super importante, você já sabe. De repente, até já está se organizando financeiramente para cuidar de seus sonhos ou projetos quando deixar de trabalhar.

Mesmo as pessoas com as melhores intenções, acabam cometendo alguns erros na hora de planejar sua aposentadoria. Listamos os principais. Vale a pena dar uma olhada e ver se você não está comprometendo seu futuro:

Não ter uma reserva financeira adequada: estudos mostram que na aposentadoria precisamos ter – pelo menos – 70% da renda que tivemos na vida ativa. Para dias mais tranquilos, é preciso buscar formas para manter 100% dos seus rendimentos atuais.

Subestimar a expectativa de vida: aqui, o caminho é ser otimista. O brasileiro tem vivido mais e certamente você viverá mais do que imagina. É bom estar preparado.

Não considerar a inflação: quando paramos de trabalhar a inflação tem um peso ainda maior. Uma saída para manter uma boa reserva para o período é investir em títulos públicos corrigidos por ela.

Ser conservador demais pode atrapalhar: pesquise alternativas para diversificar seus investimentos. Nem sempre a aplicação que conhecemos é a melhor opção. Um exemplo: fundos internacionais, se bem escolhidos, podem ampliar a rentabilidade de suas reservas.

Não priorizar seu plano de previdência: ele deve ser seu principal investimento, quando o objetivo é a aposentadoria. Coloque o tempo para trabalhar a seu favor: quanto antes começar, melhores serão seus rendimentos.