Esse método te ajudará a economizar 35% do seu salário

Japoneses desenvolveram uma boa técnica

Já teve a sensação de não saber para onde está indo seu dinheiro? Entra na conta, geralmente no quinto dia útil, e quando você menos imagina o salário já “evaporou”. Uma boa solução para isso é o método japonês chamado Kakebo que promete auxiliar na hora de guardar dinheiro.

A técnica é bem simples, de material você só vai precisar de caneta e papel, contudo, o que conta mesmo é a força de vontade e a perseverança, afinal, guardar dinheiro nunca foi uma tarefa fácil. 

Kakebo em japonês significa “livro de contas das despesas de casa“, segundo historiadores sua origem se deu por volta de 1904. O autor japonês Fumiko Chiba, escreveu o livro “Kakebo: A arte japonesa de poupar dinheiro” para contar a história do livro. Ele conta que uma mulher foi a idealizadora da técnica, Hani Motoko foi a primeira mulher jornalista no Japão. O objetivo dela era ajudar as esposas a administrarem melhor as finanças em casa.

Crie o seu

Lápis e caderno em mãos? É hora de criar o seu Kakebo, o primeiro passo é registrar todas as suas despesas, seja diariamente ou semanalmente. Essas despesas devem ser divididas em categorias, aqui sugerimos algumas, mas pode variar de acordo com a suas necessidades:

Renda

Salário, freelas, pensões.

Sobrevivência

Habitação, transporte, alimentação, medicamentos.

Lazer

Restaurantes, passeios, academia.

Extras

Presentes, gastos inesperados.

Você pode criar quantas categorias for necessário, é recomendável utilizar cores diferentes para cada uma delas, assim fica mais fácil a leitura. O segundo passo é matemática simples: subtrair os valores das rendas das despesas.

Achou que termina por aqui? Agora que vem o grande segredo do Kakebo, o mais importante nele é o essencial, ou seja, ele valoriza as coisas importantes e te ajuda a dispensar gastos desnecessários. 

Para isso, existem quatro perguntas principais para serem respondidas, geralmente ao final do mês: 

Quanto dinheiro você guardou?

Quanto dinheiro você gostaria de guardar?

Quanto dinheiro você está realmente gastando?

O que você mudaria no próximo mês para melhorar?

Todas essas perguntas te fazem refletir sobre como você gasta seu dinheiro, anote também quais objetivos você deseja alcançar com a economia. Segundo Chiba, quando os gastos são conscientes, é possível economizar até 35% da renda. 

Existem alguns Kakebos que já vêm prontos, como se fossem agendas, com diagramação e ilustração atraente. Além disso, eles têm outras dicas de economia, receitas, gráficos para você preencher. É como se fosse um aplicativo de despesas, mas com todo o charme e cuidado do trabalho artesanal. Na Internet é possível comprar o seu por menos de R$ 30,00.

Não importa se você tem emprego fixo, se é autônomo, se é aposentado, se paga aluguel, se tem filhos, o Kakebo é recomendado para todos os tipos de pessoa e pode ser uma lição sobre dinheiro. O conceito simples é bastante útil no dia a dia.

E você, o que achou da ideia? Tem algum método interessante para poupar dinheiro? Conte para a gente nos comentários.