INSS: Beneficiário pode requerer pensão por morte pela internet

Requisição pelo site vale apenas para casos em que o segurado falecido recebia algum benefício

A pensão por morte é um benefício pago aos dependentes do segurado do INSS em casos de falecimentos ou de desaparecimentos em que o óbito seja presumido e declarado judicialmente. Se o falecido já recebia algum benefício do INSS, é possível fazer o pedido pela internet.

 O serviço está disponível no site do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Basta clicar no link “Pensão por Morte”, que aparece no canto esquerdo da página, na coluna “Serviços do INSS”, e seguir as orientações.

O gerente da Agência de Previdência Social de Poços de Caldas, no sul de Minas, Luís Otávio Cancian Moreira, explica que, após requerer o benefício pelo site, o dependente deverá comparecer à Agência escolhida para entregar o requerimento assinado, originais e cópias simples dos documentos exigidos para a concessão desse benefício. “Se o usuário preferir, ele pode enviar pelo correio o requerimento assinado e as cópias dos documentos autenticadas em cartório”, acrescenta. O gerente lembra que é importante não perder o prazo – os documentos devem ser encaminhados até 30 dias depois do requerimento. “Caso contrário, o requerimento é indeferido”, informa.

No site, também é possível acompanhar o andamento do processo, assim como agendar o atendimento na Agência da Previdência Social. Para informações e agendamento, você também pode ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência Social

Tags: INSS pensão por morte previdência

Veja mais