Débito automático: Descubra se a opção é amiga ou inimiga

Entenda como manter o controle da sua vida financeira

O débito automático pode te ajudar a manter as contas em dia, se usado da maneira certa. Entretanto, o mesmo débito automático pode te impedir de visualizar suas contas de maneira ampla, fazendo você gastar mais.

Você pode sim utilizar de recursos tecnológicos para otimizar os processos de compras e pagamentos. Entretanto, não esqueça o seu compromisso com a fatura do cartão de crédito no final do mês.

 

As armadilhas da comodidade

Ao utilizar os recursos de automação de pagamento, você se livra da responsabilidade e do fardo de ter que realizar as mesmas operações para pagamentos recorrentes, o que é extremamente vantajoso quando se deseja otimização e praticidade. 

Todavia, segundo os educadores financeiros do portal Dinheirama, o controle sobre os seus gastos é ofuscado pelo simples fato de não ter a periódica preocupação com o ato de realizar um pagamento. 

Isso ocorre devido à má visualização dos gastos que podem ser considerados desnecessários ou também dos gastos que podem estar sujeitos a reduções e cortes, como, por exemplo, em plataformas de streaming ou na assinatura dos planos de academia.

 

Organização financeira

Para se ter uma organização financeira eficiente, basta visualizar constantemente os seus gastos. Ou seja, mantenha os boletos por perto.

Anotar os  seus gastos em planilhas também é uma maneira muito eficiente de monitorar a sua vida financeira. 

De acordo com o empreendedor Conrado Navarro, isso facilita a visualização e a consulta das contas, contribuindo na hora de entender determinadas ocorrências de gastos e ajudando  a definir prioridades de consumo para os próximos meses.

Acredite, assumir o controle da sua vida financeira é mais fácil do que parece. 

Você não precisa hesitar em usar ferramentas que te auxiliam na otimização de tarefas, desde que estas mesmas ferramentas não façam de você um refém.