Dificuldades para acordar no horário? Confira dicas para ter mais disposição

Pratique hábitos de sono mais saudáveis

A indisposição ao acordar pode estar relacionada a uma condição fisiológica chamada de "inércia do sono", que ocorre logo após o despertar e que deixa as pessoas com o desempenho cognitivo e motor prejudicados durante um período variável.

 A maior causa disso é privação crônica de sono. Entretanto, outros fatores devem ser pesquisados por um médico, como por exemplo apneia e uso de substâncias ou medicamentos.

Nestes casos, a premissa é preocupante: quanto mais cansado você se sente, menos consegue descansar.

É comum que pessoas com dificuldade em acordar ou levantar relatem o problema até mesmo após dormir boas horas de sono, o que centraliza o problema do despertar no cansaço.

Entretanto, é preciso resistir: horas a mais de sono são tão prejudiciais quanto períodos de sono reduzidos.

Confira dicas para despertar apropriadamente e entender as horas de sono necessárias para você:

  • Acorde 2 a 3 horas mais cedo que o habitual e pegue sol ao ar livre pela manhã;
  • Tome café da manhã assim que possível;
  • Pratique exercício físico apenas pela manhã;
  • Almoce na mesma hora todos os dias e não coma nada depois das 19h.
  • Corte a cafeína depois das 15h;
  • Não tire cochilos depois das 16h;
  • Vá para a cama 2 a 3 horas mais cedo que o habitual e reduza a iluminação à noite;
  • Mantenha os mesmos horários de sono e vigília todos os dias.