Inverno exige maiores cuidados com a alimentação

Conheça alguns alimentos indispensáveis durante as semanas de frio

Uma dieta saudável deve ser seguida em todas as estações do ano, mas, no inverno, os cuidados com os tipos de alimentos que serão consumidos devem ser redobrados.

            Segundo a nutricionista Ellen D’Arc da Bio Mundo, as baixas temperaturas estimulam a fome e, ao mesmo tempo, reduzem a vontade de praticar exercícios físicos. Por isso, a atenção ao valor calórico e nutricional dos alimentos é de suma importância.

            “Investir na qualidade das refeições e não somente na quantidade é uma dica valiosa para manter a saúde e o bem-estar em dia no inverno”, afirma Ellen.

Os exageros nas refeições devem ser policiados.  A recomendação da nutricionista é a de manter uma dieta balanceada, composta por cereais integrais, verduras, legumes e frutas. Foque em alimentos que fornecem fitoquímicos, como a cenoura e o tomate, por exemplo, pois eles fortalecem a defesa do organismo e ajudam a manter a forma.

            Agora, confira algumas dicas de alimentos que irão manter o inverno mais gostoso e saudável:

Acerola

            A acerola é riquíssima em vitamina C e possui  ação oxidante, o que estimula a resistência e é responsável pelo aumento da atividade imunológica do corpo. Pode ser consumida em forma de sucos ou cápsulas de suplemento vitamínico, mas também pode ser consumida in natura, sem a necessidade do processamento da fruta.

Alho

            O alho é fonte de aliina e alicina, substâncias de potente ação antioxidante. O estímulo causado pelos oxidantes aumenta a resposta imunológica do organismo, prevenindo as gripes no inverno, além de atuar no combate a infecções e inflamações.

Chás verdes e branco

            São ricos em poderosos antioxidantes, como catequina e epicatequina, que atuam no combate aos radicais livres. Possui ação imunoestimulante, fortalecendo e revigorando o sistema imunológico.

           

Cogumelo shiitake

            Possui lentinan, que aumenta as células de defesa no organismo e ajuda a combater e prevenir doenças.

Gengibre

            É um imunoestimulante e possui ação expectorante, a combinação perfeita para reduzir a inflamação e a dor. Por isso, o chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para aliviar a tosse e os sintomas da gripe.

Mel

            O mel é indicado no tratamento de problemas pulmonares e da garganta, pois possui  ação bactericida e anti-séptica.

Uma recomendação dos nutricionistas é de que não seja fervido, para que não perca suas propriedades.

Óleo de coco

            O óleo de coco, por sua vez, é rico em ácidos láurico, caprílico e oleico, o que dá a ele o potencial de ajudar no combate a doenças cardiorrespiratórias e cardiovasculares, já que possui atividade antiviral,  antibacteriana, hipocolesterolemiante e efeito  anti-inflamatório. Além disso, é rico em vitaminas A, E e K, poderosos antioxidantes que diminuem os riscos de doenças crônicas.