Dicas para começar a se exercitar hoje mesmo

Recorrer a exercícios físicos melhora a saúde de corpo e mente

Bem estar e reforço na imunidade são comprovadamente resultados diretos do hábito de se exercitar.

A rotina de atividades físicas coopera para manter o corpo saudável e a mente mais equilibrada, uma vez que, além de dar resistência a músculos também auxilia na produção de endorfinas que favorecem o equilíbrio emocional.

A prática, no entanto, não é simples. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 40,3% dos adultos brasileiros não praticam nenhum tipo de atividade física.

Engrossar a fileira do sedentarismo é mais conveniente, porém, pode trazer riscos iminentes à saúde: pressão alta, obesidade, quadros ansiosos e até mesmo distúrbios hormonais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda de 2,5 a 5 horas de exercícios semanais moderados (como caminhar, por exemplo) ou cerca de 1h de exercícios pesados (natação ou musculação, por exemplo) quando há indicação e liberação médica.

Apesar do momento inoportuno para sair de casa devido à pandemia, ainda há várias maneiras de manter o corpo numa rotina de atividades: kits de aula aeróbica online, aulas de dança à distância ou até mesmo caminhar e pedalar com uso apropriado de máscaras e correto distanciamento.

A primeira coisa a ser feita, então, é encontrar disposição. Para você chegar lá, reunimos alguns benefícios em deixar a preguiça para trás:

Praticar atividades equilibra a composição corporal

Você pode emagrecer, tonificar ou ganhar massa com os exercícios certos e, além de mais saudável, vai melhorar sua autoestima. Com exercícios corretos é possível até mesmo despedir-se de velhas dores e incômodos: suas articulações ganharão força e elasticidade.

 

Você vai se sentir mais feliz

Estudos apontam que apenas 20 minutos diários de exercício podem evitar quadros de depressão e ansiedade. A prática produz hormônios e neurotransmissores que equilibram as emoções e já é comum a indicação de atividades físicas até mesmo no tratamento desses males.

 

É possível retardar o envelhecimento

Práticas de musculação retardam a perda de massa muscular e a consequente flacidez, dando ao corpo um aspecto cada vez mais jovem.

Não há motivo para esperar! Desenvolva sua rotina de exercícios.

 

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