Autossabotagem financeira: Descubra como evitar

O maior inimigo da prosperidade pode estar na mente

Considerada uma atividade inconsciente, a autossabotagem financeira compromete planos, impede pessoas de se organizarem e, em geral, está ligada à falta de estudo sobre fundamentos de educação financeira.

Altamente enraizada no Brasil, especialmente pela falta de políticas educacionais ligadas ao dinheiro ou pela grande tradição de endividamento de diversas famílias, a autossabotagem financeira precisa, antes de qualquer outro passo, ser controlada pela mente.

Veja, por exemplo, o exemplo banal mais comum para comprometer o orçamento de forma prolongada: “eu trabalho, eu mereço.”

E, de fato, quem se esforça merece colher recursos de seu trabalho. No entanto, quanto desse argumento vale como uma justificativa válida para gastos e quanto é apenas uma desculpa para não refrear descontroles financeiros?

A autossabotagem financeira consiste, exatamente, em aceitar desculpas para dever cada vez mais.

Com controle e organização, as metas financeiras podem ser conquistadas ao longo do tempo com aplicações apropriadas do dinheiro e uma valorização muito mais expressiva dos esforços para conquista-lo: o conceito inviolável de que o dinheiro deve trabalhar por você.

Confira três condutas para começar a controlar seus pensamentos e evitar a autossabotagem financeira a seguir.

Planeje cada centavo

Até mesmo o dinheiro que está direcionado a realizar seus desejos de consumo. Somente assim você poderá controlar melhor seus gastos e definir metas mais consistentes para seu dinheiro. Lembre-se de que, ao organizar suas finanças adequadamente, você poderá escalar socialmente e manter o padrão de vida que espera.

A procrastinação é uma grande inimiga da aquisição de patrimônio

Pensamentos de que demandas podem ficar para amanhã ou que se você gastar somente mais uma vez fora do orçamento não vai prejudicar seus planos, são minadores ativos da aquisição de patrimônio.

Aprenda a controlar sua mente para evitar adiamentos e impulsos.

Otimize seu dinheiro

Se você ainda não conta com um plano de investimento de médio ou longo prazo, deve comprometer-se com isso já. O dinheiro precisa ser investido em favor da sua segurança.

A maior autossabotagem financeira que você pode cometer é gastar tudo que ganha em um mês com despesas e contar apenas com isso.

Parte do seu dinheiro precisa e deve ser investido em seu futuro para que renda e cresça.

Alcance sua liberdade financeira com a Previdência Complementar.

Tags: autossabotagem financeira planejamento financeiro

Veja mais