Cada dia mais presente na vida dos brasileiros, as compras internacionais em dólar movimentaram 17% a mais entre 2019 e 2021, especialmente pela facilidade que os cartões de crédito internacionais oferecem para viagens e compras estrangeiras.
Analisadas por regras diversificadas, as compras realizadas em dólar no cartão de crédito dependem de uma questão essencial que muitos consumidores não entendem: quando o dólar é convertido no cartão, cada instituição cobrará um valor diferente por ele. Além disso, há também uma sobretaxa, chamada de ágio ou spread, e uma cotação oficial como referência.
Geralmente, o câmbio utilizado como referência é o Dólar Ptax, calculado diariamente pelo Banco Central (BC) e, ao valor definido, é acrescentada a sobretaxa, que gira em torno de 2% e 5%, dependendo da instituição financeira.
Para terminar a soma, é preciso, ainda, acrescentar o Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, que aplica uma alíquota de 6,38% para compras em dólar no cartão de crédito.
O valor do dólar é sempre o do dia da compra
Desde março de 2020, esta é uma exigência do Banco Central.
Portanto, ao comprar em dólar, o consumidor pagará a cotação do dia da compra e deve conferir o fechamento de sua fatura. Caso esta regra não seja respeitada, recorra.
As cotações de compras em dólares são de fácil verificação
A maioria das instituições financeiras disponibiliza a cotação facilmente em sites e aplicativos. É muito importante conferir os dados, uma vez que as instituições financeiras são livres para taxar nos critérios, conforme esclarecido anteriormente.
Afinal, vale a pena comprar em dólar no cartão de crédito ou não?
Na maioria das vezes, não.
Apesar de mais prática, a compra em dinheiro em espécie é mais vantajosa, muito embora nem sempre possível.
Em compras em espécie, o dólar de cotação é o chamado Dólar Turismo, normalmente mais alto do que o Ptax.
Entretanto, somente o IOF das compras em cartão de crédito cobram 6,38% de taxas, contra 1,1% para a compra da moeda.
Outro ponto importante é a sobretaxa: em compras em espécie, você não paga esse percentual.
Em casos de necessidade de uso do cartão, convém optar pelos pré-pagos nas casas de câmbio: você carrega o valor em dólares e efetua sua compra com menos taxas.