5 práticas para manter a sua mente saudável

No próximo domingo, 10 de outubro, comemora-se o Dia Internacional da Saúde Mental

Com os impactos da pandemia, a saúde mental dos brasileiros entra cada vez mais em foco.

A redução do convívio social, somada à ansiedade gerada pela crise sanitária e econômica, provocou um aumento significativo de queixas sobre a condição psicológica da população.

Um estudo produzido pelo Instituto de Pesquisa e Consultoria (IPEC), em parceria com a Associação Brasileira de familiares, Amigos e Portadores de Transtorno (ABRATA), divulgou dados impressionantes sobre a condição da saúde mental dos habitantes em meio à pandemia: um a cada cinco brasileiros procuraram ajuda por não se sentirem bem emocionalmente.

Pauta sempre importante pela enorme privação que causa aos acometidos, os problemas emocionais ainda são ignorados, muitas vezes, por preconceito.

Para tentar conscientizar o mundo sobre a importância da valorização, discussão e tratamento de transtornos emocionais, comemora-se o Dia Internacional da Saúde Mental e a pergunta que deixamos hoje é:

Como vai o seu emocional?

Previna-se. Problemas emocionais podem comprometer a saúde física, o desempenho social e profissional e, ainda, provocar mortes.

Mantenha-se positivo e sob controle e, caso sinta que não consegue sozinho, procure ajuda profissional.

Para ajudar a manter o psicológico em dia, reunimos algumas dicas de preservação emocional para você.

5 dicas para manter a mente saudável

Evite pensamentos negativos

Uma verdade universal sobre a mente é que ela domina a matéria. Conserve bons pensamentos para viver com tranquilidade.

Faça exercícios regularmente

Praticar atividade física auxilia na produção de hormônios fundamentais à felicidade, como a endorfina e a serotonina, além de contribuir para um fluxo sanguíneo favorável.

Tudo isso, auxilia suas emoções.

Aproveite momentos de lazer com quem você ama

Deixe os problemas de lado e aproveite bons momentos. Resolva o que puder e entenda o que não pode resolver. Pratique a resiliência.

Controle a ansiedade

Todos se sentem aflitos em alguns momentos da vida. Separe os problemas reais daqueles que você cria pela ansiedade. Assim, você vive mais tranquilamente e respeita seus limites.

Repouse

Por mais ocupado que você seja, o descanso deve ser respeitado: seu sono, sua pausa para as refeições.

Descansar renova as energias e diminui o estresse diário.

Aproveite sua vida com o máximo de tranquilidade emocional possível.

Tags: Dia Internacional da Saúde Mental saúde mental

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