Com a chegada do segundo semestre, começam os planos para o fim de ano e todos querem viajar. E a verdade é que, com planejamento, a saída por tempo prolongado para descansar pode ser possível.
Ao ajustar o planejamento financeiro e a organização geral da viagem com antecedência, você encontra menos problemas com o orçamento e ainda mais tranquilidade para aproveitar merecidos momentos de lazer.
Que tal começar hoje mesmo?
Escolha o destino
À medida que a vacinação avança no país, cada vez mais estados melhoram a qualidade das viagens com um pouco mais de segurança. Escolher a cidade estabelece valores e permite uma pesquisa mais detalhada do que devanear sobre diversas localidades. Defina especificamente e comece a planejar: se você quer ir para a praia, escolha agora qual será. Custos certamente variam de estado para estado.
Determine se pacotes são realmente mais baratos que hospedagens e passagens separadas
Na maioria das vezes, os pacotes comprados com antecedência são mais vantajosos que a compra separada, entretanto nem sempre. Após escolher seu destino, faça uma relação entre a passagem e hospedagem que pode ter te encantado num pacote e vá direto à fonte: o hotel e a companhia aérea. Caso o negócio possa melhorar diretamente com a empresa de origem, não terceirize.
Calcule a alimentação
Um erro muito comum no planejamento da viagem é a quantia que se gasta com alimentação. Uma medida de educação financeira a ser aplicada em viagens é determinar quanto se pode gastar por dia no destino e levantar a quantia junto com os demais pagamentos.
Sendo assim, leve em conta passeios e alimentação e mantenha-se no orçamento que, por sua vez, deve ser reunido antes da viagem para não gerar gastos a mais no seu orçamento do ano que vem.
Seguros de viagem valem a pena
Confirme se seu plano de saúde oferece atendimento na cidade que você vai visitar, em primeiro lugar. Dependendo do caso, contratar um seguro de viagem pode prevenir despesas inesperadas, acidentes acontecem.
Se a viagem for de carro, cuidado com o combustível
Dependendo da localidade, você pode preferir viajar com seu carro para ter como se locomover pela cidade que vai conhecer. Contudo, o combustível a ser calculado vai bem além das viagens de ida e volta: defina quantos quilômetros pode percorrer na cidade também. Caso pareça caro demais e o voo ou ônibus compensem, exclua a ideia e economize por lá.
Planeje e separe os valores já!
Não deixe que a viagem do ano anterior seja paga no ano que entrar. Defina o valor da sua viagem, economize agora e evite lacunas no seu planejamento. Se tudo for organizado, você não passará por problemas financeiros.